segunda-feira, 29 de Abril de 2024  13:30
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
22-04-2009

Escolinha de Minibasquete da ACR promove colóquio


Avelãs de Cima - Desporto falado pelo lado pedagógico

A Escolinha de Minibasquete da Associação Cultural e Recreativa da Cêrca - S. Pedro - Avelãs de Cima, numa iniciativa inédita, organizou uma conferência com o tema "Directores, Treinadores e Jogadores - O Triângulo do Êxito", evento que contou com a participação de Jorge Gabriel (jornalista da RTP e treinador de futebol), Fernando Luís (Prof. Universitário e Seleccionador Nacional de Voleibol Feminino - Cadetes e Juniores) e Délio Carqueijo (Presidente da ESE do Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia).

O debate teve lugar no Auditório do Centro Social, Cultural e Recreativo da Freguesia de Avelãs de Cima, em S. Pedro, Avelãs de Cima, que deu o seu apoio a este evento, e ficou marcado pela vertente humorística, lado educativo, família, escola e desporto e pela fluidez como os três oradores colocaram os seus pontos de vista.

A linguagem simples e a articulação de ideias nos três ilustres convidados, cativou o muito público presente. Jorge Gabriel começou por abordar o trabalho de equipa, trazendo à estampa o rigor, mérito e disciplina. Cada tema foi ilustrado em PowerPoint. "A real e verdadeira equipa". Na óptica dos oradores, "terão de ser bons em relações humanas, honestos e estar sempre do lado da equipa técnica". Esta, por seu turno, "terá de ter uma boa coordenação e lealdade mútua, e aos jogadores pede-se que colaborem com o plano da equipa técnica depois de todos o terem estudado".

Neste prisma, o trabalho de casa é importante, a exigência perante o professor também, e o respeito não pode faltar, na escola como no desporto. "Ou somos excelentes a treinar ou ficamos para trás na competição."

Regras e atitude. Sobre as regras para um treinador, alguém lhe delegou uma responsabilidade, que tem de ser respeitada, o que nos dias de hoje no futebol actual não acontece, mas como também foi aflorado, no tema "se tem habilitações para ser um bom treinador, não chega?" Fernando Luís focou que "há treinadores com qualidades, os dirigentes, porque lhes apetece, são dirigentes, formaram-se onde? "E o Prof. Universitário e Seleccionador Nacional de Voleibol Feminino questionou: "Gilberto Madail formou-se onde? Há cursos de gestão desportiva, por que não o tira? Os dirigentes contratam e despedem sem mais nem menos. Ninguém gere bem o negócio sem o conhecer. Temos todos de nos formar." E sobre a pergunta o que é um dirigente, Fernando Luís disse que "é um treinador falhado".

Noutro âmbito, aquele orador, fervoroso adepto do FC Porto, comentou que assistiu a 22 treinos de José Mourinho e durante uma semana fez 300 movimentos de treino. "Isto mostra que estava preparado. Na escola, se algo falhar, o professor não dá aulas. Temos de inovar e adaptarmo-nos às circunstâncias."

Na questão "optimizar rendimentos", o triunvirato de oradores abordou que, "se a qualidade falhar no plano individual, o colectivo falhará também. É necessário saber gerir a sua energia, e caso os atletas o consigam, o rendimento será óptimo".

Jorge Gabriel e Délio Carqueijo transmitiram à plateia que "a inspiração momentânea não ganha jogos. Atitude ganhadora é um compromisso permanente, e no treino, se jogamos conforme treinamos, também devemos treinar como jogamos".

No tema "O conhecimento do treinador", ficou a saber-se que ter conhecimentos técnicos é bom, mas não chega. A solução é o trabalho árduo, relação de confiança e de proximidade, humildade no crer e dignidade em transformar factos negativos e positivos. Tudo isto só se consegue com atletas que gostam daquilo que fazem no seu dia a dia. E nos conselhos o que ressaltou foram os motivos por que na escola e no desporto o erro é o "Herói" em detrimento do "saber fazer bem". A competência, a atitude, aceitar as regras podem transformar um aluno ou jogador a errar menos.

Outros temas foram aflorados, sempre numa linguagem fácil, que contagiou tudo e todos, numa iniciativa em que a Escolinha de Minibasquete da Associação Cultural e Recreativa da Cêrca - S. Pedro ganhou pontos dentro e fora das quatro linhas.

Manuel Zappa

zappa@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®